Skip to content
Água e Gestão

Muita água e gestão no seu dia

  • Início
  • Nossa história
  • Perguntas frequentes
  • Home
  • Mídia
  • Carro próprio ainda vale a pena? Compare custos!

Carro próprio ainda vale a pena? Compare custos!

Posted on 14 de outubro de 2020 By Sarandi Nenhum comentário em Carro próprio ainda vale a pena? Compare custos!
Mídia

Comprar um carro para ter a liberdade de ir e vir sem enfrentar filas ou altos custos com táxis. Mas será que vale a pena mesmo? O carro próprio é o sonho de muitos brasileiros, mas envolve custos e muitas regras. Avalie com cautela a seguir.

Quanto custa ter um carro?

O custo de um carro vai muito além de sua compra. Você pode conseguir um ótimo preço e parcelar ou financiar, o que já gera juros mensais a serem contados no salário. Os gastos de ter um veículo na garagem vão um pouco além.

Um dos que os proprietários poucas vezes consideram é o imposto anual obrigatório. Os donos de carros, motos ou qualquer outro automotor devem pagar os Impostos Sobre Propriedade Veicular, conhecido como IPVA. E não é dos mais em conta. O IPVA 2021 SP por exemplo, está entre os mais caros do Brasil.

Tanto IPVA quanto DPVAT variam de acordo com o estado e o ano do veículo. Quanto mais novo for o carro mais caro fica o imposto. E sua obrigatoriedade é incontestável. Se não pagar o veículo pode ser apreendido, haverá multa e mais taxas para pagar da apreensão.

Há mais impostos? Não, mas há outros gastos ainda a serem computados. Um deles é o mais importante: combustível. Cada vez mais caro, muitos donos estão considerando andar de Uber e táxi ao invés de se comprometer com uma parcela mensal.

Nunca esqueça da manutenção

Para ter um carro em perfeito estado é preciso cuidar dele. Isso vai um pouco além de lavagens semanais (comum em muitas residências) ou ter uma garagem apropriada. É preciso ter regularidade na troca de óleo, manutenção do motor e não estender demais os defeitos.

Um barulho estranho no motor deve ser investigado sempre. Demorar muito pode causar não apenas o desgaste de uma peça, mas muitas outras, causando um defeito ainda maior. Por isso a indicação é ter sempre uma oficina de confiança ou levar nas autorizadas. E isso tem um custo.

A manutenção pode custar a um proprietário pouco ou muito. Depende do estado do motor. Um bom exemplo é comprar um carro com mais de 200 mil quilômetros rodados. As peças começam a mostrar sinais claros de desgaste a troca aos poucos pode levar mais de R$ 5 mil ao ano.

Com carro novo não há gastos de manutenção? Sim, mas depende do modelo e uso. Os que rodam muito precisam de trocar de pneus mais rápido, de óleo, de pastilha de freio, dentre outras. Sempre haverá gastos (pouco ou mais elevados) de manutenção.

Ter um carro próprio vale a pena?

Depende muito da necessidade. A comodidade em comparação com o transporte público brasileiro (que não é dos melhores) é incontestável. Mas há muitos custos envolvidos a serem levados em consideração.

Pagar um táxi ou uber quando houver necessidade pode valer a pena em muitos casos. Mas cada dono tem as suas necessidades. Uma família com casa de campo ou praia necessita de um transporte próprio. Ou quem viaja e trabalha com o veículo e está lugando por enquanto.

Navegação de Post

❮ Previous Post: Quando e como pagar o boleto do seguro DPVAT?
Next Post: Como funciona a isenção IPVA para deficientes ❯

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Posts recentes

  • INSS inicia projeto-piloto de prova de vida pela internet
  • Programas criados para auxiliar os jovens a entrarem na educação
  • Opções de cursos gratuitos no estado de São Paulo
  • Como se aposentar quando se trabalha como freelancer?
  • Taxas obrigatórias para proprietários de veículo automotor
  • Como funciona a isenção IPVA para deficientes
  • Carro próprio ainda vale a pena? Compare custos!
  • Quando e como pagar o boleto do seguro DPVAT?
  • Montadora Fiat traz novos veículos ao Brasil
  • O que acontece se eu não pagar meu IPTU?