Leve para sua escola

Uma vez que são os jovens os futuros usuários e gestores das águas, o Projeto “Água: conhecimento para gestão” desenvolveu duas ferramentas educacionais gratuitas, que conscientizam a respeito dos conflitos e dificuldades relacionados ao uso e conservação das águas, a fim de despertar o interesse no assunto, formando novas lideranças entre os jovens.

Água em Jogo
Jogo eletrônico educativo que simula os impactos das ações do homem sobre os recursos hídricos em uma bacia hidrográfica. O desafio ao jogador é garantir água em quantidade e qualidade para as necessidades dos atuais moradores e para as futuras gerações.

Água em Curso
Capacitação online, com layout dinâmico e linguagem específica para os jovens. A carga horária é de 12 horas, mas pode ser concluído em 5 horas. Para inscrição, o interessado precisa de CPF e e-mail. Após concluir o curso, o aluno recebe certificado. Conheça: www.aguaegestao.com.br

Ambas atividades são voltados para adolescentes, a partir de 12 anos. As atividades foram pedagogicamente desenvolvidas para serem aplicado em sala de aula. Para o professor é uma oportunidade de trabalhar em sala de aula temas como “água” e “meio ambiente” de maneira atrativa, por envolver linguagem lúdica e o uso de recursos tecnológicos, em especial a gameficação (uso de games para promover a educação). 
Para o aluno, além de aprender sobre gestão, uso e conservação das águas, compreende a dinâmica da Educação à Distância, que hoje é uma excelente alternativa para capacitação. Além disso, o jovem pode preparar-se para possíveis temas de redação no Enem e vestibulares, considerando que no contexto atual muitas cidades brasileiras enfrentam problemas devido à falta de água e este tem sido um assunto recorrente.
A instituição interessada precisa dispor de uma de informática com acesso à internet. Para o jogo é necessário sistema operacional Windows.

 

Organize seu campeonato! ;)

É possível criar campeonatos específicos entre os alunos da sua escola. A instituição de ensino, professor ou turma interessada em realizar uma competição primeiramente deve criar um nome para a olimpíada.
Os participantes, na hora de criar o cadastro no site, deverão informar o nome escolhido no campo “Nome do Campeonato”. Se o participante já tem cadastro no site, basta editar.
Na página do Ranking (www.aguaegestao.com.br/aguaemjogo/ranking), por meio de um espaço para pesquisa, o site apresentará um ranking específico dos participantes daquela disputa. Preencha o nome do campeonato no campo indicado e clique em Aplicar. A pesquisa pode ser realizada também pelo nome da escola e nome do aluno.
Ao professor (ou coordenador da olimpíada), é uma forma rápida e eficaz para identificar os alunos que concluíram a atividade, pois só vai para o ranking os nomes daqueles que chegaram ao fim do game. Aos participantes é uma maneira fácil para acompanhar a colocação geral.
No ranking só fica registrada a maior pontuação do competidor, ou seja, o jogador não será prejudicado se em uma segunda tentativa tiver um desempenho menor.