O Imposto de Renda 2022 (IRPF 2022) é um tributo arrecadado com base em alíquotas pelo Governo Federal entre os cidadãos brasileiros, e serve para financiar obras estruturais e sociais dentro do país. Os brasileiros, por sua vez, só começam a lembrar o que é alíquota – percentual variável de cobrança aplicado em diversas faixas de rendimentos anuais de cada contribuinte – em meados dos meses de março e abril, quando o IR geralmente é recolhido.
Imposto de Renda 2022
O imposto de renda 2022 é uma das tributações mais importantes do país, pois é uma das maiores fontes de receita do Governo Federal, e através dele que nosso Governo pode gerenciar a Saúde, Educação, Segurança e outras áreas fundamentais para o bem-estar coletivo. O imposto precisa ser pago por todos os cidadãos que se enquadrem nas alíquotas de contribuição descritas na Tabela do IRPF 2022. Essa tabela pode ser consultada diretamente no portal da Receita Federal, e sua consulta é gratuita.
Caso você não saiba como fazer a sua declaração, você pode pedir a ajuda de um contador. Esse profissional é capacitado para dar suporte e orientação para o preenchimento, pois a declaração de ajuste anual do IRPF é um processo complexo e demorado, e falhas no preenchimento dos dados podem resultar em problemas com a Receita Federal, inclusive a e emissão de multas pesadas contra o infrator.
Como receber a Restituição do Imposto de Renda
Contudo, apesar do IR ser um tributo, pode ocorrer que um contribuinte possa reaver o imposto de renda retido na fonte, ou seja, aquele imposto que foi pago durante o ano anterior sem a necessidade de identificação do contribuinte. Por exemplo, quando uma empresa transfere o salário para um funcionário, o imposto embutido na transação fica retido e poderá, ou não, ser restituído no ano seguinte.
Mas como restituir imposto retido na fonte, usando a declaração de IRPF 2022? Isso só será possível se for identificado que o contribuinte pagou uma quantidade maior em impostos durante o ano de 2011 do que a quantia cobrada no cálculo feito com base em alíquotas na declaração de IR de 2022.Portanto, para saber se existe o direito de restituir, o contribuinte deve baixar o programa IRPF 2022 diretamente do site da Receita Federal e preencher os dados solicitados para que o software possa identificar se há dividendos a recuperar ou a pagar.
O programa IRPF 2022 apresenta várias tabelas, cada qual para uma finalidade específica, e o contribuinte deve saber preenchê-las corretamente para evitar a malha fina, isto é, o processo de verificação de dados em que a Receita Federal realiza uma profunda investigação a respeito das contas do contribuinte.
Como o prazo para fazer a sua declaração do IRPF 2022 termina em 30 de abril de 2022, é bom que o contribuinte agilize o processo de preenchimento para evitar que pendências de última hora inviabilizem o envio da declaração.
Gostou deste conteúdo? Veja também como pagar o DPVAT!